sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Café, uma bebida rica em cafeina(substancia mais psicoativa consumida em todo mundo)


Gostaria antes de falar a respeito do café, complementando que a cafeina não só esta presente no café como também em outras bebidas como chá mate, chá preto e etc.
A cafeína é uma metilxantina, que são constituintes químicos importantes de varias bebidas alimentícias ou estimulantes não alcoólicas (dentre elas o chá-da-índia, chocolate, guaraná, cola e café), Porem é considerado uma metilxantina não só a cafeina, como também a teofilina e teobromina. Lembrando que a cafeina (encontrada de forma mais abundante nos vegetais , ex café) e a teofilina(já encontrada em menor quantidade nos vegetais), possuem grande aplicação farmacêutica.
Podemos concluir que por detrás de um maravilhoso sabor que uma xícara de café nos proporciona estão relacionadas muitas outras coisas qual gostaria de compartilhar aqui. Mas lembrando que as informações abordadas aqui não chegaria nem ½ em relação a cafeína.
Primeiramente informar que o primeiro relato do uso da cafeina foi no seculo X, utilizado como bebida quente na Arábia (por volta de 1000 d.C.), mas esse vegetal é cultivado na Etiópia desde 575 d.C., onde foi utilizado triturado com gordura, como alimento e a partir da fermentação dos frutos como vinho. Em 1842, um sujeito chamado F. Runge isolou a cafeina dos grãos do café.
Propriedades farmacológicas proporcionado pela cafeina:
  • Sobre o sistema nervoso central, é um estimulante, facilitando a atividade cortical, inibe o sono diminuem a sensação de fadiga, estimulam o centro respiratório e vasomotores bulbares, reduzindo a sensibilidade dos quimiorreceptores ao dióxido de carbono;
  • Sobre o sistema cardiovascular, vasoconstrição do sistema vascular, cerebral e vasodilatação periférica, agindo também como vasodilatador coronariano periférico;
  • Sobre a musculatura lisa, (ação promovida pela teofilina e teobromina) indução de relaxamento não especifico da musculatura brônquica (tratamento da asma) das vias bilares e dos ureteres;
  • sobre a musculatura esquelética, estimulam a contração reduzindo a fadiga muscular (efeito pronunciado mais pela cafeina;-
  • Antídoto em caso de intoxicação por depressores do sistema nervoso central, como álcool e analgésico narcóticos;
    Associação da cafeina na industria farmacêutica
    A cafeina entra na composição de diversas especialidades analgésicas antipiréticas e antigripais podendo ser associado ao acido acetilsalicílico, paracetamol, (ambos em grande eficacia no alivio de dores de cabeça). Como também seu uso de forma isolada como sonolítico, combate de enxaquecas (especialmente na enxaqueca resultante de punção lombar) na depressão respiratória em neonatos, hipotensão pós prandial e na terapia eletroconvulsiva para o aumentar a duração das convulsões.




    Enfim o café (uma substancia rica em cafeína) é uma delicia! Seu consumo vem aumentando cada vez mais. Esses dias vi um comercial no canal da cultura qual o governo federal incentiva que as crianças tomem café com leite para aumentar a estimulação e conseqüentemente o aprendizado.Faço um alerta as mães que seja oferecido as crianças sim! Mas com leite e de forma ponderada.

Referencia bibliografia : Cláudia Maria Oliveira Simões, Eloir Paulo Schenkel, Grace Cosmann, João Carlos Palazzo de Mello, Lilian Auler Mentz, Pedro Ros Petrovick – 5° edição Farmacognosia da planta ao medicamento.

Henrique F. Carretoni

Khalil Gibran "o profeta"



Certa vez tive a grande oportunidade de conhecer o trabalho do escritor "Khalil Gibran,-O Profeta".
Sempre gostei de ler, mas quando li este livro observei a sabedoria no qual Deus pode conceder a homem. Mas como Deus pode dar sabedoria a um homem?
Alguém já teve a oportunidade de ler o livro de Provérbios do grande rei Salomão? Quem não leu ainda peço que tire um pouco de seu tempo para fazer está rica leitura! Não somente Provérbios como também Eclesiastes (alias acredito que o povo de Deus seria muito melhor hoje, se tivessem o costume de ler esses dois livros, logicamente não menosprezando demais livros da Bíblia. Pois todos são de extrema importância!)
Deus fala conosco através da leitura bíblica, em nossos corações e de muitas formas, bastando somente cada um de nos ter a humildade de escutar e praticar seus ensinamentos!
Mas voltando ao assunto. Hoje, em meu trabalho um grande colega nos deixou. Conseguiu outro emprego em sua área, sua despedida me fez lembrar do livro de Khalil Gibran, que mencionei acima.
Resumida-mente o livro consiste em um vilarejo situado no oriente médio, e a despedida de um homem qualquer que passa desapercebido naquele local. Porem quando as pessoas do vilarejo descobrem que aquele homem qualquer era SÁBIO, em suas palavras, se arrependem de antes não questiona-lo sobre as soluções e resolução de muitos assuntos e problemas que enfrentavam no dia a dia.
No ultimo dia antes de sua partida aquele homem fala a respeito de diversos assuntos enriquecendo aquelas pessoas do vilarejo, com sua sabedoria.
Penso que todos nos devemos ser assim! por onde passar deixar um pouco de nos! Mas somente boas referencias! Todos nos temos essa capacidade!


Henrique Fabricio Carretoni

OBS: aqueles que conquistaram algo que buscaram meus parabéns, e boa sorte em suas novas jornadas!  

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Teoria X Prática




Quando estava voltando do meu trabalho esses dias (caminhando), fiquei pensando em algo que tem afetado a vida de muitas pessoas. Mas o que?
Muitas vezes vejo que pessoas ficam presas em teorias e acabam achando milhares de formulas para se suceder em determinadas situações. Conseqüentemente  falham e se desanimam com a vida sem ao menos tentar outras vezes. Acabam ficando presos em perguntas qual nunca irão achar respostas corretas (ex: Mas, aonde foi que errei?; Sera que tinha que tomar a decisão crucial naquele momento?), acabam perdendo horas e horas de suas vidas, sendo que o(a) mesmo(a) poderia fazer algo proveitoso nesse meio tempo...
Por isso acho que deve haver um equilíbrio entre a pratica e teoria. 
Gostaria de sitar um exemplo simples e de fácil entendimento, você não irá obter uma resposta precisa quando questionar a uma pessoa (que antes era pobre mas atualmente se sucedeu na vida e negócios), a seguinte pergunta;
E ai...... sr ou sra, fulano(a), qual é a forma para o sucesso e riqueza, qual conquistou?
Provavelmente essa pessoa lhe dará muitas dicas e que quando praticá-las ou tomá-las para si PODERA ou NÃO se suceder! E isto provavelmente não será à curto prazo!
Muitas dessas pessoas são afobadas demais e infelizmente acabam entrando em diversos negócios investindo dinheiro em coisas, que a maioria da vezes parece sólido mais não é...acumulam dividas a ganham dores de cabeças, perdem amigos e etc...Isso acontece porque pensam; - bom...achei a fonte do sucesso é só fazer isso e aquilo! Mês que vem serei promovido ou meu investimento ira me retorna em dobro! Serei rico em 1 ano!!!- Mas essas pessoas se esquecem que na corrida para o sucesso existem pessoas que estão correndo por mais tempo, aprenderam na teoria, aprendem muito na prática, tropeçam com menos frequência. E quando levantam são destacado no meio pela disposição e força que apresentam
Devemos estudar as teorias mas devemos principalmente colocá-las em pratica (falar menos e agir mais), ficar atento para novo aprendizados que somente a prática irá lhe ensinar. Sempre ficar atento quando alguém ira lhe passar as instruções, procure absorver as informações corretas e ignorar aquelas que não irá lhe ajudar (tipo aqueles comentários – você pode fazer assim...mas diz a lenda que é errado), isso é ter senso de direção.

Mas enfim ... acredito que essa seria a formula...para um profissional bem sucedido!!!
deixe seu comentário sendo ele positivo ou negativo!
Grato desde já;
Henrique F Carretoni
Paz!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Trecho poema Mocidade e morte





"...Oh! Eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver minh'alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n'amplidão dos mares.
No seio da mulher há tanto aroma...
Nos seus beijos de fogo há tanta vida...
— Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida..."
       Castro Avles