sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Café, uma bebida rica em cafeina(substancia mais psicoativa consumida em todo mundo)


Gostaria antes de falar a respeito do café, complementando que a cafeina não só esta presente no café como também em outras bebidas como chá mate, chá preto e etc.
A cafeína é uma metilxantina, que são constituintes químicos importantes de varias bebidas alimentícias ou estimulantes não alcoólicas (dentre elas o chá-da-índia, chocolate, guaraná, cola e café), Porem é considerado uma metilxantina não só a cafeina, como também a teofilina e teobromina. Lembrando que a cafeina (encontrada de forma mais abundante nos vegetais , ex café) e a teofilina(já encontrada em menor quantidade nos vegetais), possuem grande aplicação farmacêutica.
Podemos concluir que por detrás de um maravilhoso sabor que uma xícara de café nos proporciona estão relacionadas muitas outras coisas qual gostaria de compartilhar aqui. Mas lembrando que as informações abordadas aqui não chegaria nem ½ em relação a cafeína.
Primeiramente informar que o primeiro relato do uso da cafeina foi no seculo X, utilizado como bebida quente na Arábia (por volta de 1000 d.C.), mas esse vegetal é cultivado na Etiópia desde 575 d.C., onde foi utilizado triturado com gordura, como alimento e a partir da fermentação dos frutos como vinho. Em 1842, um sujeito chamado F. Runge isolou a cafeina dos grãos do café.
Propriedades farmacológicas proporcionado pela cafeina:
  • Sobre o sistema nervoso central, é um estimulante, facilitando a atividade cortical, inibe o sono diminuem a sensação de fadiga, estimulam o centro respiratório e vasomotores bulbares, reduzindo a sensibilidade dos quimiorreceptores ao dióxido de carbono;
  • Sobre o sistema cardiovascular, vasoconstrição do sistema vascular, cerebral e vasodilatação periférica, agindo também como vasodilatador coronariano periférico;
  • Sobre a musculatura lisa, (ação promovida pela teofilina e teobromina) indução de relaxamento não especifico da musculatura brônquica (tratamento da asma) das vias bilares e dos ureteres;
  • sobre a musculatura esquelética, estimulam a contração reduzindo a fadiga muscular (efeito pronunciado mais pela cafeina;-
  • Antídoto em caso de intoxicação por depressores do sistema nervoso central, como álcool e analgésico narcóticos;
    Associação da cafeina na industria farmacêutica
    A cafeina entra na composição de diversas especialidades analgésicas antipiréticas e antigripais podendo ser associado ao acido acetilsalicílico, paracetamol, (ambos em grande eficacia no alivio de dores de cabeça). Como também seu uso de forma isolada como sonolítico, combate de enxaquecas (especialmente na enxaqueca resultante de punção lombar) na depressão respiratória em neonatos, hipotensão pós prandial e na terapia eletroconvulsiva para o aumentar a duração das convulsões.




    Enfim o café (uma substancia rica em cafeína) é uma delicia! Seu consumo vem aumentando cada vez mais. Esses dias vi um comercial no canal da cultura qual o governo federal incentiva que as crianças tomem café com leite para aumentar a estimulação e conseqüentemente o aprendizado.Faço um alerta as mães que seja oferecido as crianças sim! Mas com leite e de forma ponderada.

Referencia bibliografia : Cláudia Maria Oliveira Simões, Eloir Paulo Schenkel, Grace Cosmann, João Carlos Palazzo de Mello, Lilian Auler Mentz, Pedro Ros Petrovick – 5° edição Farmacognosia da planta ao medicamento.

Henrique F. Carretoni

Um comentário:

  1. Muito legal Henrique!! Adoro café, e vejo que, na medida certa, ele age no organismo de uma forma muito harmônica, provocando o prazer do paladar e o estímulo do corpo inteiro. Às vezes a nossa fadiga é psicológica, e o café nos dá um vigor para a expulsarmos! Show!

    ResponderExcluir